Projeto Negras Raízes

Posted: segunda-feira, 26 de abril de 2010 by Projeto Negras Raizes in Marcadores:
0

As redes têm sido saudadas, nas duas últimas décadas, como a mais significativa inovação humana no campo da organização da sociedade. As organizações do terceiro setor têm sido pioneiras na criação e manutenção de redes, que operam nos níveis local, regional, nacional e internacional, seja para a troca de informações, para a articulação política ou para a implementação de ações conjuntas. Sem chefe, mas com liderança; sem "cabeça", mas toda pensante, a rede funciona.
O estímulo à interação em rede é o principal objetivo do Programa Cultura Viva, que promove várias atividades alcançando grandes resultados, entretanto o trabalho em rede deve ser contínuo e diversificado criando novas redes, adquirindo novos conhecimentos e novos parceiros, neste sentido, o projeto Negras Raízes que tem como tema gerador a cultura negra visa promover a troca de experiências, a capacitação das equipes e contribuir para o aprimoramento das atividades desenvolvidas por Pontos de Cultura em Minas Gerais com este temática. Além de criar um espaço interativo de reflexão e diálogo, fortalecendo o trabalho em rede e a realização de atividades conjuntas no seu dia-a-dia.
Dessa forma surge através do Prêmio Tuxáua o projeto Negras Raízes que tem como objetivo intensificar a articulação em rede entre os Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva no estado de Minas Gerais, através do desenvolvimento de atividades voltadas para a temática da cultura negra.
O fortalecimento do desenvolvimento de atividades com a temática da cultura negra entre os Pontos de Cultura em Minas Gerais, a troca de conhecimentos sobre metodologias de trabalho também são propostas do Projeto Negras Raízes.
Dentre as diversas ações planejadas pelo projeto Negras Raízes esta o Encontro com Pontos de Cultura - Com o objetivo de promover a integração, a troca de experiência, incentivar a realização de atividades conjuntas, e proporcionar o aprimoramento do conhecimento acerca da temática da cultura negra, será realizado um encontro com representantes de 10 Pontos de Cultura que atuem com esta temática no estado de Minas Gerais. O encontro será realizado no município de Paracatu – MG com período de 2 dias e contará com atividades de integração, palestras, oficinas propostas pelos pontos, entre outros. A partir deste encontro, cada ponto de cultura sairá com a missão de realizar uma atividade com foco na cultura negra.
Outro ponto importante é a criação de um grupo de contatos que tem a finalidade de promover uma comunicação mais eficiente e coletiva entre os integrantes dos pontos de cultura, a partir da realização do encontro será criado um grupo de e-mails que será alimentado pelos integrantes e proponente com sugestões de atividades e informações relevantes a temática e a rede de Pontos, propiciando ainda a criação de sistema interativo que auxilie no desenvolvimento das atividades com foco na cultura negra.

0 comentários: